4 formas de reaproveitar portas antigas

Hoje em dia quase todo mundo que reforma a casa ou o apê acaba removendo paredes para integrar os cômodos. E sabe o que sobra dessa história? Além do entulho, muitas vezes portas em perfeito estado são retiradas dos batentes e viram sucata também. Mas por que desperdiçar uma prancha de madeira ótima se podemos transformá-la em algum tipo de móvel? Pratique o reuso e aproveite a porta antiga com alguma dessas ideias:

Como cabeceira

Não existe sugestão mais simples do que essa. Sua porta era linda, com detalhes em relevo ou acabamento envelhecido? Então ela merece continuar fazendo parte da casa e pode virar cabeceira no quarto – basta fixá-la na parede atrás da cama. Só vale lembrar que os desenhos na madeira podem ser desconfortáveis se você costuma se encostar ali, então nesse caso é bom usar almofadas e um travesseiro atrás das costas. Agora se a porta removida era basicona e sem muita graça, dá para revestir sua tábua com tecido adesivo e também usá-la como cabeceira, só que dessa vez estampada.

Como mesa suspensa

Mesmo que a porta esteja meio velhinha, ainda dá para reaproveitá-la ao ar livre, onde o visual acabado é até bem-vindo. Quem tem um jardim com árvores ou uma casa de campo pode usar a peça como tampo para uma mesa suspensa e divertida. Encontre um galho bem resistente para instalar a invenção e eleve a prancha de madeira usando cordas nas 4 extremidades — é importante que ela fique bem nivelada e estável, assim o vento não estraga a brincadeira.

Como mesa normal

Mora em apartamento e a ideia acima te pareceu meio surreal? Não tem problema, porque as portas também servem como tampo de mesas normais. Para fazer uma versão baixinha de centro basta comprar 4 pés separados em home centers ou até usar pés palito (ficaria lindo né?). Já os modelos mais altos servem como mesa de jantar estreita ou escrivaninha, e o ideal é comprar cavaletes soltos em lojas como a Tok Stok para que elas alcancem uma altura confortável.

Como estante

Essa proposta exige mais trabalho, mas também não é nada impossível. Você vai precisar de duas prateleiras cortadas na mesma largura da porta e mãos-francesas discretas. Parafuse os conjuntos na tábua de madeira e apóie-a na parede meio inclinadinha, assim mesmo com o peso dos livros e objetos ela não cai. Faça apenas duas prateleiras, pois mais do que isso pode desestabilizar todo o móvel que você está criando. Ah, e se tiver habilidade para instalar uma luminária na parte superior (como na foto), melhor ainda.

PS: As fotos têm cara de gringas, né? Mas nada impede que a gente copie essas soluções por aqui.

Fotos via 1.Architizer | 2.Dreamy Whites | 3.Green Wedding Shoes | 4.Decomania | 5.Draumesider | 6.Bulb to Blossom

  • Love
  • Save
    1 love
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...