Pão de banana com farinha de coco

Domingo não é dia de descanso, pelo menos para mim. Acordo cedo, vou a feira, arrumo o cafofo, lavo roupa. Também é dia de testar receitinhas mais elaboradas. E eu considero fazer pães e bolos como algo “elaborado”. Medidas, xícaras, colheres, forno pré-aquecido… Me perco só de pensar! Eu preciso de concentração na cozinha. Concentração e ingredientes simples!

Foi então que encontrei uma receitinha simples de Pão de banana com farinha de coco. Só faltava o principal: a farinha de coco. Mas eu não achava a dita cuja em supermercado nenhum. Eis que passeando com o boy – depois do “dia de Amélia” – avistei uma loja do Mundo Verde aberta. Só podia ser um sinal. E eu acredito em sinais! Fiz a louca e saltei do carro. Fui direto para a sessão das farinhas. Me esbaldei: comprei farinha de arroz, de quinoa e a tão desejada farinha de coco.

Mas e por que farinha de coco?

RICA EM FIBRAS! A farinha de coco é rica em fibras. Elas respondem por 58% da sua composição, quase cinco vezes mais do que a farinha de trigo refinada, por exemplo. Pesquisas sugerem que o índice glicêmico dos alimentos diminui quando são consumidos juntos com a farinha de coco. Isso acontece porque suas fibras são de lenta absorção, ou seja, ao serem digeridas liberam açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose e consequentemente ajudando no controle do diabetes. Além disso, a alta concentração de fibras aumenta a sensação de saciedade. #amigadadieta

NÃO CONTÉM GLÚTEN! O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia. Segundo especialistas, ao chegar no intestino ele se transforma em uma espécie de cola. Dependendo da sensibilidade de cada pessoa e da quantidade ingerida, o glúten pode provocar saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, eczemas e até depressão.

WHEY PRA QUÊ? Quer enriquecer suas receitinhas com proteína? Vai de farinha de coco! Ela contém mais proteína do que a farinha branca enriquecida, a farinha de centeio, a farinha de milho e a farinha de trigo integral.

MINERAIS PRECIOSOS! A farinha de coco também contém boas doses de manganês. O manganês é útil na absorção de diversas substâncias incluindo colina, biotina, vitamina C e tiamina. E apesar de muito rica em fibras, a farinha de coco não atrapalha na absorção de minerais, pois não ela contem ácido fítico, que se prende aos sais minerais reduzindo a sua absorção pelo nosso organismo. O ácido fítico está presente em diversas farinhas, como a farinha de soja, de milho e de trigo integral. #ficaadica

IMUNIDADE EM ALTA! O Ácido Láurico é uma gordura saturada saudável, presente no coco e seus derivados, e que tem um efeito super positivo na saúde imunológica. Outra vantagem da farinha de coco é que ela ajuda no crescimento da flora intestinal do bem. Com esse sistema funcionando direitinho, a gente garante uma melhor absorção de nutrientes, dá um up no sistema imunológico e ainda combate o pior inimigo de 2 em cada 3 mulheres: a prisão de ventre!

METABOLISMO ACELERADO! Algumas pesquisas apontam que se consumida regularmente, a farinha de coco podem estimular o funcionamento da glândula tireoide, acelerando o metabolismo. Metabolismo mais rápido = aumento do gasto energético = emagrecimento.

Mas milagres não existem…

Não adianta comer 1 kg de farinha de coco e ficar no sofá, esperando o metabolismo ficar mais rápido. Temos que suar a camisa, literalmente. Além disso, as fibras são um ingrediente indispensável para quem está de dieta. Estudos sugerem que o consumo adicional de 14 gramas de fibra por dia, reduzem em até 10% na ingestão de calorias. Mas é preciso intensificar a hidratação (8 copos de água por dia, lembra?), caso contrário você vai conseguir justamente o efeito contrário do excesso de fibras, que é o entupimento… Se é que você me entende! ;-)

E por fim o valor $… nem pense em comparar um 1kg de farinha de trigo com 1kg de farinha de coco que você vai cair para trás. Invista apenas se você for fazer as receitinhas. Comprar para deixar encostado na cozinha é um pecado! Nossa Senhora da Santa Dieta não perdoa!

Bom, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa: a receita!

Pão de Banana com farinha de coco

Preparo: 5 minutos Cozimento: 40 minutos

Lindo, cheiroso e gostoso! (e modesto!)

Ingredientes:

1 xicara de farinha de coco

3 bananas bem maduras

5 ovos

1 colher de sopa de óleo de coco

2 colheres de sopa de mel

1 colher de sopa de canela

1/2 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:

Num bowl (agrega valor a receita falar BOWL, hein!?), acrescente as bananas, os ovos, o óleo de coco e o mel. Usei o mixer para misturar bem e deixar tudo bem líquido. Em outra TIGELA, coloque a farinha, a canela e o fermento em pó. Agora é só juntar os ingredientes secos aos líquidos e misturar bem, no bíceps mesmo! Mexe, mexe… e vai formar um pasta bem densa. Coloque numa forma de pão untada com óleo de coco no forno pré-aquecido por uns 40 minutos. Mas fique de olho: cada fogão, uma sentença!

O cheirinho vai tomar conta da casa e quando ficar pronto, por favor, coma um pedacinho ainda quente com geléia! É divino!!!

Pode repetir?

Essa foi minha primeira experiência cozinhando com farinha de coco e acho válido fazer algumas considerações importantes:

  1. Esse não é um pão que cresce muito. A farinha de coco é bem mais densa que as outras farinhas e absorve muita “água”. Por isso existe uma regrinha de ouro a ser respeitada quando cozinhar com ela: para cada xícara de farinha de coco, você vai precisar de 5 a 6 ovos. Ou você pode usar seus conhecimentos de #culináriaintuitiva e acrescentar mais uma banana bem madura ou ainda uma xícara de líquido, como o leite de coco, por exemplo. Vou tentar da próxima vez!
  2. Você não pode substituir a farinha de coco por trigo (ou outras farinhas à base de grãos) na proporção de 1 para 1. Eles não são equivalentes. Em geral, 1 xícara de farinha de trigo (ou outra) equivale a 1/3 de xícara de farinha de coco.
  3. A farinha de coco já é “doce” por causa dos açúcares naturais do coco. Isso significa que não é necessário adoçar muito. Nessa receitinha, por exemplo, eu utilizei apenas algumas colheres de mel e o pão já ficou bem docinho!

  • Love
  • Save
    4 loves
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...